domingo, 7 de setembro de 2014

A Saga do Pedreiro



Oi vizinhas e vizinhos, tudo bem?

Hoje estou um pouco desanimada e resolvi vir aqui escrever...

Como está difícil achar pedreiro e administrador de obras viu! ...Eu estou/estava quase fechando com um empreiteiro com ampla experiencia com administração de obras construídas pela caixa (meu marido e eu precisamos de um administrador, pois trabalhamos todo dia das 7 a 19h)... Bom, esse empreiteiro possui uma equipe de pedreiros muito elogiada, estou em contato com o casal que está com a obra sendo finalizada esse mês e eles amam de paixão esses pedreiros...nunca tinha visto alguém gostar tanto de pedreiro assim..
Bom, essa semana esse casal me enviou um e-mail dizendo que aconteceu uma coisa chata esse mês e queriam nos explicar pessoalmente...esse casal e tão fofo que nunca havíamos nos visto pessoalmente e marcaram essa reunião conosco e mais um casal que esta quase fechando com esse empreiteiro para explicar o que está acontecendo..
Bom, em resumo nesse ultimo mês tiveram o seguinte problema: o contrato com os pedreiros era de 10 meses e hoje estão pagando o decimo primeiro mês para eles...e pelo que estão percebendo esta acontecendo uma operação tartaruga na obra para que eles consigam emendar o final da obra deles com o começo da minha. Segundo o casal o ritmo diminuiu muito comparado com os últimos meses, e eles tem certeza que isso esta acontecendo sob orientação do administrador de obras...pois, segundo eles, os pedreiros não fariam isso (Será?)... Fora alguns outros probleminhas com o administrador, como apresentar alguns orçamentos sem pesquisa e quando eles pesquisavam sempre encontravam preços melhores...
Esse empreiteiro cobra 10% do valor da mão de obra e de todo o material da construção, e hoje esse casal acha que talvez ele não mereça ganhar tanto diante dos serviços prestados ultimamente...por exemplo na contratação de pintor e gesseiros...pois essa contratação esta sendo feita diretamente por eles e o administrador quase não tem acompanhando a execução...ficando essa por responsabilidade do casal.... Eles também estão se questionando se cada torneira, luminária, pedra colocada na casa, que são eles que estão comprando, pesquisando e levando até a obra, também teriam que ter os 10% do administrador de obras..

Aiai, agora não sei direito o que fazer...porque estava super confiante com esse empreiteiro.. Alias, esse outro casal que estava no nosso encontro vai construir no mesmo condomínio e em um terreno quase de frente para o nosso, acredito que começam um ou dois meses depois da gente, seria super legal ter o mesmo administrador em duas obras próximas...

O que vocês acham? Pego esse contrato e dou uma de advogada e amarro todos os pontos que podem gerar esse desconforto que o casal está passando? Confesso que já entrei em contato com mais 3 empreiteiros que me passaram orçamentos de valor mais alto ou com valores mais baixos e com diversos serviços exclusos..

Abraços,

Cintya

5 comentários:

  1. Oi Cintya,
    Olha só, seja lá qual for a sua opção (administrador, pedreiro, empreiteiro, empresa de construção) vc vai estar jogando um pouco na sorte. O que eu posso te dizer, foi o que eu fiz quando passei pelo processo de contratar a mão de obra.
    No nosso caso, não estamos usando financiamento da Caixa, mas uma das coisas que fizemos, foi conversar com a nossa arquiteta para saber se ela tinha algum profissional que trabalhava com ela. E ela tinha um mestre de obras que tem toda a equipe dele (pedreiros e ajudantes). Pegamos o contato de vários outros clientes dela que estavam construindo com esse mestre de obras (um deles com financiamento da Caixa) e fomos buscar informações sobre o trabalho dele. Todo mundo fi só elogios e super indicaram. Com todas as indicações, conversamos com ele e depois de seis meses o contratamos. Até agora tem sido ótimo. Não temos tido problemas e só tratamos questões da obra diretamente com ele. Ele se resolve com os pedreiros.

    Eu acho que uma opção, de repente seria vc ver com seu arquiteto ou engenheiro se eles te indicam algum profissional que eles costumam trabalhar e confiam. Em relação a administração da obra, nós mesmos que administramos tudo junto ao mestre de obras. Eu acho que os melhores administradores do recurso de vcs, é vcs mesmo! Nenhum administrador vai ter o mesmo zelo, a mesma paciência de procurar os melhores orçamentos (sem falar que eles ganham mt comissão para indicar lojas) do que vcs. Então, eu acho que se vcs quiserem construir, terão de entrar de cabeça, montar a planilha de gastos, e fazer mt pesquisa de material para efetuar melhores compras.

    Sobre prazos da Caixa, vcs podem fazer um contrato de empreitada e dividir o pagamento de acordo com a conclusão de cada fase da obra dentro do cronograma. Existem várias formas de pagamento, sentem e pesquisem a forma que melhor se adequa a situação de vcs.

    Bem, essa é a nossa experiência, espero ter ajudado! Não desanime, porque essa fase é assim mesmo, estresses maiores virão quando começarem a obra, então cabeça fria que tudo se resolve!

    Boa sorte! Estou na torcida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, tudo bem?

      Acredito que escolher quem vai construir sua casa seja um pouco de sorte mesmo hein....e nas minhas cotações não tenho tido muita sorte...somente valores absurdos e cheia de coisas exclusas do orçamento...
      Meu arquiteto não tem uma equipe de pedreiros dele e disse que recentemente parou de indicar uma equipe, depois de uns problemas com um cliente..
      Eu vou tentar acompanhar a obra o mais próximo possível, pois por sorte trabalho ha 2 km dela...Meu problema e ficar saindo do trabalho pra resolver as questões do dia a dia de obra sabe....pois moro sozinha na minha atual cidade...minha família fica em outra..infelizmente..
      Muito obrigada pelo seu relato...espero que consiga encontrar alguém de confiança e de boa índole..

      Bjos

      Excluir
    2. Cynthia, o endereço do meu blog mudou. agora é: http://umacasanabahia.blogspot.com.br/

      estamos aguardando noticias!!
      Abração

      Excluir
  2. Oi Cintya

    Posso te contar a minha experiência, mas de qualquer forma vc vai acabar tendo que fazer uma escolha pelo seu próprio sentimento baseada em tudo que pesquisou e ouviu.

    Estou fazendo com um empreiteiro indicado pelo escritório de arquitetura que fez meu projeto.

    Até os primeiros 6 meses, quando tudo é alvenaria, foi super mega maxi veloz.. depois que começou o acabamento e isso inclui rebocar e requadrar vãos ficou tudo mais devagar.

    A nossa noção de tempo em obra fica muito prejudicada porque não dá pra separar a ansiedade da razão.

    Nós fechamos o prazo de construção começando em 06/01 deste ano e entregando a casa antes do Natal.. até agora estamos indo bem mesmo sem ter a pressão da caixa pois não estamos usando financiamento.

    Não adianta que nem tudo são flores, por melhor que o cara seja vai sempre rolar uma decepção.. algo que vc queria mais rápido.. uma coisinha ou outra que fizeram errado e tem que consertar.. mas não dá pra surtar com isso.

    Eu não pago 10% nem pro empreiteiro nem pra ninguém, acho isso o cúmulo do desperdício.

    Até o meio da obra eu estava trabalhando em 2 empregos, das 8 da manhã às 10 da noite, meu marido trabalhando o dia todo, nós morando em São Paulo e tendo a obra em Vinhedo e mesmo assim conseguimos gerenciar e comprar tudo que precisávamos.

    Depois que vc estabelece algumas lojas, tudo caminha automaticamente, não tem que ficar indo comprar coisas toda hora, vc pede uma lista para alguns dias.. e também faz pedidos por email.. ao menos aqui é assim.. eu recebo a lista, disparo 2 ou 3 emails, escolho o melhor valor, fecho por email.. e pago a cada 15 dias mais ou menos.. seja indo na loja passar cartão ou fazendo depósito.

    Boa sorte na escolha!

    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Cintya nossa essa escolha é muito complicada mesmo o meu sogro que trabalha com isso ajudou na decisão, fechei até respaldar a casa por enquanto e fechei o preço se eles atrasarem não recebem o resto vou fechar por etapa também não estou dando 10% pra ninguém estou indo atrás de tudo ligo peço e pago rsss . Como iniciei com recursos próprios está dando certo, espero que quando o financiamento sair estar bem adiantada nas etapas .
    Abraços ,
    http://casanoondas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir